A Defesa Civil de Salvador (CODESAL) acionou, neste sábado (3), as sirenes de alerta em seis comunidades da capital baiana em razão das fortes chuvas provocadas pela frente fria que atinge o estado. As localidades de Olaria, Bosque Real, Irmã Dulce, Mamede, Moscou e Creche foram as áreas afetadas pela medida preventiva.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, fez um balanço para o TakTá sobre as chuvas que atingiram Salvador nas últimas 72 horas.
Equipes da Codesal estiveram nas regiões afetadas realizando ações de mobilização e orientação para que os moradores deixem suas residências e sigam para locais seguros previamente definidos, como escolas municipais.
Para este sábado (3), a previsão do tempo aponta 90% de chance de chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com céu nublado a parcialmente nublado. No domingo (4), as chuvas tendem a enfraquecer, sendo esperadas apenas precipitações fracas a moderadas pela manhã. Já na segunda-feira (05), o tempo permanece instável, com possibilidade de chuvas fracas durante todo o dia.
De acordo com nota enviada pela Defesa Civil, até as 13h30 deste sábado, a Codesal recebeu 94 solicitações, entre elas 22 por deslizamentos de terra, 19 por ameaças de deslizamentos e 14 por risco de desabamentos. Felizmente, não houve registro de vítimas até o momento.
A frente fria e a chegada de chuvas fortes começou desde a ultima quarta-feira (30) com maior ocorrência de temporal na quinta-feira (01º), o feriado do Dia do Trabalhador. A previsão é que as precipitações sejam mantidas pelo menos até a próxima terça-feira (6).