A Prefeitura de Salvador está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Audiodescrição, voltado à promoção da inclusão e do acesso de pessoas com deficiência visual aos espaços de cultura, informação e turismo da capital baiana. A iniciativa é da Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM).
Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado entre os dias 6 de maio e 8 de julho, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, na sede da FGM, localizada na Barroquinha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link.
Voltado para profissionais de diferentes áreas — como professores, guias turísticos, jornalistas e gestores de redes sociais —, o curso começa com aulas teóricas em sala, onde os participantes aprenderão os fundamentos e técnicas de audiodescrição. Na segunda etapa, os alunos farão visitas práticas a espaços culturais de Salvador, como a Casa do Carnaval, Galeria Mercado, Cine Glauber Rocha, Espaço Cultural da Barroquinha e Praça Castro Alves, aplicando os conhecimentos na descrição dos ambientes em tempo real para pessoas cegas ou com baixa visão.
“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso às informações ao seu redor. A Prefeitura de Salvador quer garantir que todos tenham acesso igualitário à cultura, ao turismo e à arte”, destacou Daiane Pina, diretora da Pessoa com Deficiência da Sempre.
Ela reforça que o recurso também pode beneficiar pessoas com autismo e TDAH, ao facilitar a percepção e atenção no ambiente. “Depois das aulas teóricas, vamos para os equipamentos culturais da Prefeitura ensinar como descrever esses espaços, ampliando a acessibilidade e a inclusão”, completou.
O curso é mais uma iniciativa do município para consolidar Salvador como uma cidade mais acessível e comprometida com a diversidade.