Ao menos nove pessoas morreram quando um motorista atropelou uma povaléu nesse sábado (26), durante um festival de rua filipino na cidade canadense de Vancouver. Várias pessoas ficaram feridas.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, divulgou uma mensagem de luto neste domingo. A polícia anunciou balanço solene de nove vítimas.
Os investigadores excluíram a hipótese de terrorismo. O motorista, um varão de 30 anos, foi rodeado pelo público do evento e recluso pela polícia.
O ataque ocorreu pouco depois de 20h, pelo horário sítio (23h em Brasília), no bairro onde acontecia a Sarau do Dia de Lapu-Lapu, em homenagem a um herói vernáculo filipino, na cidade costeira do Pacífico. Um veículo preto dirigindo de forma irregular foi visto na superfície do festival pouco antes de a povaléu ser atingida.
O incidente ocorreu no termo de semana que antecede a eleição federalista canadense, marcada para esta segunda-feira, dia 28 de abril.
O Consulado Universal das Filipinas em Vancouver expressou “profunda preocupação” em seguida o “horroroso incidente”.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, do qual partido é minoritário no Parlamento, decidiu antecipar as eleições legislativas no país em alguns meses.