China envia esta semana nova missão tripulada ao espaço

China envia esta semana nova missão tripulada ao espaço
© Reuters/Carlos Garcia Rawlins/Direitos Reservados

A China vai lançar esta semana uma novidade missão espacial tripulada, prosseguindo no objetivo de enviar astronautas à Lua nos próximos cinco anos.

A missão Shenzhou-20 vai decolar do meio de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, transportando três astronautas. O direcção da equipe é a estação espacial Tiangong, onde permanecerá durante muro de seis meses.

A missão pretende contribuir para o ávido objetivo da China de colocar astronautas na Lua até 2030, seguido da construção de uma base lunar.

A nave espacial Shenzhou e o foguete lançador Longa Marcha-2F já foram transferidos para o sítio de decolagem e serão lançados “no seu devido tempo, num horizonte próximo”, afirmou a Escritório Espacial Chinesa na semana passada.

Fotografias publicadas pela sucursal de notícias solene chinesa Xinhua mostram o longo foguetão branco assente num pedestal azul decorado com bandeiras chinesas, rodeado de faixas vermelhas e douradas que saúdam o programa espacial vernáculo.

“Atualmente, as instalações e o equipamento do sítio de lançamento estão em boas condições. As inspeções funcionais e os testes conjuntos serão realizados uma vez que previsto”, declarou a Escritório de Voos Espaciais Tripulados da China (CMSA).

As autoridades ainda não revelaram a identidade dos astronautas da missão Shenzhou-20, nem as tarefas exatas que irão desempenhar.

A tripulação está “em boas condições, precisa nas suas manobras e muito coordenada”, disse Zhou Wenxing, integrante do meio de formação de astronautas do país, citado pela televisão estatal CCTV.

A missão anterior tripulada da China, a Shenzhou-19, foi lançada em outubro pretérito e deverá estar concluída em 29 de abril.

É liderada por Cai Xuzhe, um velho piloto de caça de 48 anos, que já voou a bordo da estação espacial Tiangong durante a missão Shenzhou-14, em 2022.

A tripulação também inclui Wang Haoze, de 35 anos, a única engenheira de voo espacial do país e a terceira mulher chinesa a participar de uma missão espacial tripulada.

Song Lingdong, um varão de 34 anos, completa o trio.

A equipe da Shenzhou-19 realizou experiências para observar uma vez que as radiações extremas, a seriedade, a temperatura e outras condições afetam os “tijolos” feitos de materiais que imitam o solo lunar, de concordância com os comunicados de prensa emitidos na ocasião do lançamento.

A estação Tiangong, do qual módulo médio Tianhe foi lançado em 2021, deverá ser utilizada durante muro de dez anos.

Navio de fardo

Em Xangai, a população terá a chance de ver um padrão em tamanho real da nave de fardo de próxima geração da China, a Qingzhou, projetada para futura entrega de suprimentos em trajectória. Será durante as celebrações do Dia do Espaço, comemorado em 24 de abril.

Qingzhou, que significa “Navio Ligeiro” em chinês, foi projetado para ser menor em tamanho e mais ligeiro em conferência à nave de fardo Tianzhou (Sky Ship) existente.

Desenvolvido pela Liceu de Inovação para Microssatélites da Liceu Chinesa de Ciências, o novo veículo de lançamento pesa muro de 5 toneladas e é capaz de enviar pelo menos 1,8 tonelada de suprimentos para o espaço. Tem volume interno de 27 metros cúbicos e pode acomodar até 300 litros para transporte da enxovia de insensível, permitindo que os taikonautas tenhm mais frutas e vegetais frescos durante as viagens espaciais.

De concordância com Shu Rong, comandante do projeto Qingzhou, a espaçonave foi desenvolvida a dispêndio menor, graças a inúmeras inovações tecnológicas e a um processo de lançamento mais eficiente.

Além de entregar suprimentos para a estação espacial da China, a Qingzhou também fornecerá serviços de fardo mercantil no horizonte, com o objetivo de trazer benefícios econômicos e sociais, disse Shu.

A China designou 24 de abril uma vez que o Dia do Espaço para marcar o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite, em 24 de abril de 1970.

*Com informações das agências Lusa e Xinhua

*É proibida a reprodução deste teor.