Instituição teve o pior índice de avaliação entre as 15 maiores em número de clientes no 1º trimestre de 2025, segundo ranking do Banco Mediano
O Bradesco foi a instituição financeira que mais obteve reclamações procedentes no 1º trimestre de 2025. Foram 7.647 queixas contra o banco, segundo o BC (Banco Mediano).
É o líder do ranking entre os “bancões” ao se considerar o índice da domínio monetária: 69,63. O número relaciona a quantidade de reclamações procedentes com o totalidade de clientes que a instituição financeira tem. Neste caso, o Bradesco atingiu 109,8 milhões no 1º trimestre.
O Banco Mediano publicou nesta 5ª feira (24.abr.2025) o ranking de reclamações. Eis a íntegra (PDF – 16 kB).
O banco Inter aparece em 2º lugar, com índice de 62,14 e 2.272 reclamações procedentes. A instituição tinha ao todo 36,6 milhões de clientes no 1º trimestre de 2025.
O PagBank–PagSeguro foi o 3º com o maior índice entre as principais instituições (58,84) e teve 1.885 reclamações procedentes. O banco mercantil tem pouco mais de 32 milhões de clientes. É possuidor de maquininhas de pagamento e integra o grupo Folha, do jornal Folha de S.Paulo e do portal UOL.
Leia o ranking inferior (clique cá para terebrar em outra aba):
O totalidade de clientes (pessoa física ou pessoa jurídica) foi informado no CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Pátrio) ou no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Mediano).
Os clientes são contados uma única vez por instituição ou por conglomerado. O número de clientes não mede o tamanho da instituição financeira em termos de impacto no mercado.
Os “bancões” –a Caixa, o Banco do Brasil, o Itaú e o Bradesco– eram responsáveis em 2023 (últimos dados divulgados) por 57,8% das operações de crédito do Brasil, por 56,0% dos ativos financeiros e por 57,9% da participação de depósitos totais do sistema financeiro.
PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES
Estão entre as principais queixas dos clientes:
- irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito – 765 reclamações;
- insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Mediano de Relacionamento – 4.621 reclamações; e
- irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado – 3.418 reclamações.
OUTRO LADO
Em nota encaminhada ao Poder360, o Bradesco disse ter porquê “foco permanente” a redução dos índices de reclamação.
Leia a íntegra inferior:
“O Bradesco acompanha incessantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é um foco permanente do Banco. Todos os apontamentos são assistidos de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes. O Bradesco tem uma posição de reverência inteiro ao cliente e aos seus interesses.”
Banco Inter
“O Inter trabalha para evoluir incessantemente todos os seus produtos, serviços e canais de atendimento, garantindo a melhor experiência para seus mais de 36 milhões de clientes.
“A instituição registra atualmente 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que a coloca entre os maiores NPS do setor bancário e na zona de vantagem. O índice mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e serviços e monitora toda a sua jornada na plataforma do Inter.
“Os usuários também classificam o Super App do Inter nas lojas de aplicativos com a nota de 4,8 em uma graduação que vai de 0 a 5, seja no sistema iOS ou Android.
“O Inter reitera o seu compromisso de reverência aos clientes e o seu propósito de oferecer uma jornada completa, dos serviços financeiros aos não financeiros, do dedo e gratuita.”
PagBank–PagSeguro
“O PagBank informa que preza pela satisfação de seus clientes e adota diretrizes e práticas que buscam atender os anseios de pessoas que fazem de nossa companhia um banco do dedo completo. É nosso compromisso aprimorar, cada vez mais, os produtos e serviços oferecidos aos clientes, além de buscar incessantemente a solução para as questões que possam surgir nestas relações.”