Dois coordenadores da 10ª Perímetro Regional de Trânsito (Ciretran), em Barreiras, foram exonerados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes. Valdeci Marques de Souza Rebento, coordenador técnico, e David William Oliveira de Santana, coordenador de Habilitação, tiveram a exoneração publicada no Quotidiano Solene desta quinta-feira (24).
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os dois são investigados por participação em um grupo criminoso estruturado que atuava dentro da unidade, manipulando resultados de provas, emitindo documentos de forma fraudulenta e adulterando vistorias de veículos para obtenção de vantagens ilícitas.
As investigações indicam a prática de devassidão passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e perenidade delitiva.
Na quarta-feira (23), a operação “Fraus Omnia”, coordenada pelo Grupo de Atuação Próprio de Combate ao Transgressão Organizado (Gaeco), cumpriu seis mandados de procura e mortificação nos municípios de Barreiras e São Desidério, ambos no oeste da Bahia.
Durante a ação, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques no valor de R$ 14.220, um celular, um caderno com anotações, um chancela e dois extratos bancários. O Detran-BA informou que o encolhimento dos servidores foi adotado para não comprometer o curso das investigações.