Vaticano exalta papado de Francisco por sua ação em favor dos pobres

O proclamação da morte do Papa Francisco foi feito pelo Vaticano em nota solene, lida pelo Carmelengo Farrel, da Capela da Morada Santa Marta, que é o responsável por organizar o funeral e o conclave, cerimônia para escolher o novo pontífice.

O Cardeal destacou que Francisco Jorge Mario Bergoglio nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e paixão universal, mormente em obséquio dos mais pobres e marginalizados.

O Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história moderna e deixa um legado de diálogo e tolerância. As minorias e os pobres foram suas prioridades.

Neste domingo, durante as celebrações da Páscoa, ele apareceu na varanda da Basílica de São Pedro. Na cadeira de rodas e com dificuldades para falar, desejou a todos uma “Feliz Páscoa”.

Nesta sua última aparição fez a tradicional benção urbi et orbi, e também pediu tranquilidade na Ucrânia e parar queima repentino em Gaza.

Nascido na cidade de Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi diagnosticado com pneumonia dupla no início de fevereiro deste ano e ficou quase 40 dias internado, passando, portanto, por recuperação no Vaticano. Mas a luta contra a doença se encerrou nesta segunda-feira, aos 88 anos idade, 12 deles porquê Papa.

O funeral seguirá o protocolo do Vaticano. E, o rito para a eleição do novo pontífice deve estrear em até 20 dias, período em que a Igreja Católica será comandada por religiosos que compõem a cúpula no Vaticano.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui