Saúde reforça combate à dengue em cidades mais afetadas do país

312 municípios com subida transmissão de casos de dengue vão recontar com novas ações de enfrentamento da doença. O Ministério da Saúde disponibilizou as equipes da Força Pátrio do SUS para atender às cidades e concordar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação. Também foram disponibilizados novos guias com orientações para o momento, um deles possibilitando que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências para agilizar a assistência aos doentes, uma vez que já acontece na atenção básica.

Os 312 municípios prioritários estão localizados em 21 estados, além do Província Federalista, em todas as regiões do país. A maioria das cidades estão em São Paulo, com 114 municípios na lista. Na sequência vem Minas Gerais, com 42, e Paraná, com 28. Até o último dia 05 de abril, os três estados concentravam 75% dos casos e 86% das mortes.

Em todo o Brasil, levante ano, houve queda de 75% no número de casos e 83% nas mortes por dengue na verificação com o mesmo período de 2024. Até 05 de abril foram confirmadas 634 mortes em 2025, contra 3.800 em igual período do ano pretérito.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui