Mais de 12 milénio crianças de comunidades do Rio de Janeiro recebem ovos de páscoa antecipados neste sábado (19), na campanha da ONG Voz das Comunidades. Chamada PAZcoa, com Z, para realçar a termo Sossego, a campanha está completando 15 anos agora em 2025 e vai partilhar os chocolates em mais de 35 favelas dos Complexos do Teuto, da Penha e do Vidigal, nas zonas setentrião e sul da capital fluminense.
Sete novas localidades foram incluídas na rota de distribuição nascente ano. 150 voluntários vão fazer o trabalho do coelhinho da Páscoa e levar um pouco de alegria para essas crianças, que vivem em áreas marcadas pela violência. O idealizador da Voz das Comunidades, Renê Silva, lembra que desde o início da campanha a proposta sempre foi também levar esperança para esses territórios.
“Muitas gerações foram beneficiadas, né, com esperança, porque não é só um chocolate que a gente distribui, né? A gente acaba distribuindo uma esperança de um porvir melhor para essa garotada que, infelizmente, convive diariamente com cenários de violência, tráfico de drogas, operações policiais. Eu acho que é uma forma da gente ressignificar muitas dessas histórias e é uma forma que a gente entende, é, de contribuir com a transformação social do território”.
No Vidigal, a entrega será feita na Mansão Voz VDG, prédio cultural mantido pela ONG no cimeira da comunidade, que oferece aulas de percussão para as crianças da comunidade. O objetivo também é aproximar os moradores das ações promovidas e incentivar o uso da lar porquê um espaço de pertencimento e formação.
Segundo a Voz das Comunidades, ao longo dos 15 anos mais de 100 milénio chocolates foram entregues em muro de 50 favelas do Rio. A ação é viabilizada por meio de doações e da mobilização de moradores, apoiadores e empresas parceiras.