O senador dos Estados Unidos, Chris Van Hollen, se reuniu com Kilmar Abrego Garcia, um varão deportado erroneamente para El Salvador no mês pretérito em um caso que provocou raiva na América.
O senador democrata foi inicialmente recusado o chegada para visitar a notória prisão antiterrorista em El Salvador, onde Kilmar foi enviado com mais de 200 outras pessoas, porquê secção de um governo de Trump com suspeitos de membros de gangues.
Na noite de quinta -feira, Van Hollen compartilhou uma foto da reunião na plataforma de mídia social X. Abrego Garcia foi vista vestida com uma camisa quadriculada e boné de beisebol.
“Eu disse que meu principal objetivo desta viagem (para El Salvador) era me encontrar com Kilmar. Hoje à noite tive essa chance”, disse o senador de Maryland no missão.
Ele não forneceu mais informações sobre o status de Abrego Garcia, incluindo sua saúde, e disse que daria uma “atualização completa” depois de retornar aos EUA.
“Liguei para sua esposa, Jennifer, para transmitir sua mensagem de paixão”, acrescentou Van Hollen.
Van Hollen esteve em El Salvador por dois dias antes de saber o Abrego Garcia. No início da quinta -feira, seu carruagem foi parado por soldados sobre três quilômetros do multíplice da prisão.
“Os soldados fomos informados de que foram ordenados a não nos permitir prosseguir”, disse o senador à mídia.
A Vivenda Branca reiterou a argumento não comprovada de que Abrego Garcia era membro da gangue criminosa internacional MS-13, posteriormente a reunião de Van Hollen com ele.
“Chris van Hollen estabeleceu firmemente os democratas porquê o partido cuja principal prioridade é o bem-estar de um terrorista estranho ilícito do MS-13”, disse Kush Desai, vice-secretário de prelo da Vivenda Branca, sem fornecer evidências.
Ordens do Tribunal dos EUA, Abrego Garcia, a ser devolvido
O Abrego Garcia foi enviado ao país da América Mediano e retido no notório Núcleo de Confinamento de Terrorismo (CECOT), apesar de uma ordem judicial impedir sua deportação.
A Suprema Galanteio dos EUA ordenou que o presidente Donald Trump’s A gestão para facilitar o retorno do varão de 29 anos depois que Washington admitiu um “erro administrativo” que levou à sua deportação.
Mas o governo dos EUA afirma que agora está unicamente sob custódia salvadora e não tem domínio para libertar um varão de uma prisão estrangeira.
A resposta do governo provocou a possibilidade de um ponto de inflamação constitucional, caso desafie o mais superior tribunal.
Na quinta -feira, um tribunal federalista de apelações disse em uma ordem contundente que a argumento do governo Trump não pode fazer zero para libertar Abrego Garcia da prisão e devolvê -lo aos EUA “deve ser chocante”.
Bukele zomba da reunião
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, parecia zombar da reunião entre Van Hollen e Abrego Garcia.
“Agora que ele foi confirmado saudável, ele recebe a honra de permanecer sob custódia de El Salvador”, escreveu o líder de Salvadorenho no X.
Em uma reunião com Trump na Vivenda Branca na segunda -feira, Bukele disse que não tinha planos de entregar Abrego Garcia.
Washington está pagando milhões a El Salavador para trancar imigrantes deportados que supostamente serem criminosos e membros de gangues.
Editado por: Zac Crellin