
Uma pessoa está sob custódia em relação ao incêndio no governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, residência oficial em Harrisburg no início do domingo, disseram autoridades em entrevista coletiva.
Cody Balmer, 38 anos, foi preso e será acusado de tentativa de assassinato, terrorismo, incêndio criminoso agravado e agressão agravada contra uma pessoa enumerada, advogado do distrito de Dauphin County Pennsylvania Fran Chardo disse na entrevista coletiva no domingo. Balmer também pode enfrentar acusações federais, acrescentou Chardo.
O motivo de Balmer não estava claro, mas as autoridades acreditam que foi um ataque direcionado, disse Shapiro durante a mesma entrevista coletiva.
O governador disse que conversou com o diretor do FBI, Kash Patel, na tarde de domingo, que ofereceu recursos do governo federal.
O tenente -coronel George Bivens da Polícia Estadual da Pensilvânia disse que as autoridades estão conduzindo uma investigação de incêndio criminoso, bem como uma tentativa de homicídio e investigação de incêndio criminoso agravado. Bivens acrescentou que não espera que Balmer seja acusado de conspiração.
Balmer agiu rapidamente, disse Bivens, observando que todo o evento aconteceu ao longo de vários minutos. Ele pulou sobre uma cerca para acessar a casa do governador antes de entrar à força na residência e incendiar o incêndio, disse Chardo, o promotor do distrito do condado.
Em um comunicado publicado nas mídias sociais, Shapiro escreveu que sua família acordou às 2 da manhã de domingo para bater na porta da polícia estadual. Ele acrescentou que ele e sua esposa, Lori, ficaram “eternamente agradecidos” pelas autoridades que ajudaram a evacuar a família.
“Graças a Deus ninguém ficou ferido e o incêndio foi extinto”, escreveu Shapiro. “Todos os dias, estamos com a aplicação da lei e os socorristas que correm em direção ao perigo para proteger nossas comunidades”.
Shapiro agradeceu à aplicação da lei, que ele disse estar em sua residência em “segundos”. Bivens também elogiou o Departamento de Bombeiros de Harrisburg, que ele disse ser “instrumental” na prevenção de perda de vidas no incêndio.
O governador também pediu o fim da violência que ele disse estar “se tornando muito comum em nossa sociedade”.
“Eu não dou a mínima se for vindo de um lado específico ou de outro, dirigido a uma parte em particular ou outra, ou uma pessoa em particular ou outra, não está bem e tem que parar”, disse Shapiro.
As fotos da resposta ao incêndio mostraram que a fumaça saia de uma das janelas da residência, escurecendo a guarnição externa acima da janela com o que parecia ser uma camada de fuligem.
Um olhar estreito dentro da casa pela janela mostrou danos substanciais ao interior. Havia uma peça de mobiliário na janela que parecia completamente carbonizada pelo incêndio.
O casal tem quatro filhos juntos: Sophia, Jonah, Max e Reuben. Sophia e Jonah são adultos legais, enquanto Max e Rueben são menores.
Não está claro se qualquer um dos filhos adultos de Shapiro estava em casa.
Shapiro ofereceu votos da Páscoa poucas horas antes do ataque à residência. O governador, que é judeu, compartilhou uma foto de sua mesa de sede nas mídias sociais.
“Da mesa de Shapiro Family para a sua, a Páscoa feliz e a Chag Pesach Sameach!” Ele escreveu no X no sábado à noite.
“Ninguém vai impedir a mim ou minha família ou qualquer Pennsylvanian de celebrar sua fé de maneira aberta e orgulhosa”, disse Shapiro em seus comentários no final do domingo.
Beth Been, que mora na rua da residência, disse à NBC News que ouviu caminhões de bombeiros no meio da noite, mas voltou para a cama. Ela não podia acreditar quando aprendeu notícias sobre a investigação de incêndio criminoso na casa de Shapiro.
“Eu não podia acreditar em quão extenso foi o dano”, disse Beene. “Eu pensei que era algo que foi capturado, colocado … mas fiquei chocado ao ver as janelas quebradas.”
Shapiro e sua esposa são bons vizinhos, Beene disse, observando que eles sempre dedicam tempo para conversar enquanto andam pelo bairro. Ela disse que o incidente foi especialmente preocupante, dado o momento do feriado da Páscoa.

“Isso me sufoca, porque eu sabe, muitos familiares e amigos que são judeus, e o fato de isso ter acontecido em altos férias religiosas, especificamente com nosso governador judeu, é realmente assustador”, disse Beene.
A Polícia Estadual descreveu a investigação sobre o incidente como uma investigação de multiagência e está oferecendo uma recompensa de US $ 10.000 por informações.
“Enquanto a investigação está em andamento, a polícia estadual está preparada para dizer que, neste momento, esse era um ato de incêndio criminoso”, afirmou o departamento.
Shapiro é um democrata que foi eleito para liderar a Pensilvânia em 2022, depois de servir como procurador -geral do estado por vários anos. Ele estava entre os principais candidatos considerados para uma vice -presidência ao lado de Kamala Harris na corrida presidencial do ano passado.