
As autoridades do Estado da Pensilvânia prenderam um homem de 38 anos de Harrisburg e disse que incendiou a mansão do governador da Pensilvânia, forçando o governador Josh Shapiro e sua família a evacuar no início do domingo antes que o incêndio seja gravemente danificado da parte do prédio.
O homem, identificado como Cody Balmer, 38 anos, pulou uma cerca e conseguiu fugir dos soldados estaduais quando ele invadiu o prédio e incendiou o incêndio, disseram as autoridades, acrescentando que ele havia usado dispositivos incendiários caseiros. Ele fugiu do local e foi preso em Harrisburg na tarde de domingo, disseram autoridades em entrevista coletiva.
Balmer está sob custódia e deve ser acusado de tentativa de assassinato, incêndio criminoso e terrorismo. As autoridades policiais disseram que não poderiam fornecer nenhuma informação sobre um motivo.
Durante o coletor de notícias fora da mansão, o governador Shapiro, um democrata que ganhou destaque nacional no ano passado, quando estava na pequena lista de possíveis companheiros de corrida para Kamala Harris, disse que o FBI estava ajudando na investigação.
Shapiro, que ficou emocionado ao descrever a provação de sua família, lembrou -se do momento em que um soldado estadual bateu em sua porta logo após as 2 da manhã, acordou, sua esposa e filhos, e levou -os a segurança de um ataque de incêndio criminoso que ele chamou de “direcionado”.
“Ontem à noite, experimentamos um ataque, não apenas em nossa família, mas em toda a Comunidade da Pensilvânia”, disse Shapiro, com as janelas quebradas e quebradas onde o incendiário atacou atrás dele. “Quero que todos saibam que suas orações nos levantam e, neste momento de escuridão, estamos escolhendo ver a luz.”
“Esse tipo de violência não está bem”, acrescentou Shapiro, sua voz subindo de raiva. “Eu não dou a mínima se é de um lado específico ou de outro. Não está bem. E tem que parar. Temos que ser melhor do que isso.”
A polícia estadual disse em comunicado que o incêndio causou “uma quantidade significativa de danos a uma parte da residência”.
Horas antes do incêndio, Shapiro, que também tem uma casa ao norte da Filadélfia, escreveu nas mídias sociais que ele e sua família estavam marcando a Páscoa, que começou ao pôr do sol no sábado.
Imagens postadas nas mídias sociais mostraram que os bombeiros lutando contra o fogo. Uma parte da mansão foi obscurecida em fumaça escura e algumas janelas foram quebradas.
Bryan Flores, 37, um vizinho que mora do outro lado da rua da residência, disse que acordou pouco depois das duas da manhã para ver uma grande resposta do lado de fora da polícia e dos bombeiros. “Acordamos com as sirenes e as luzes e outras coisas piscando”, disse Flores. Ele acrescentou que o incidente parecia sob controle naquele momento.
Shapiro, que serviu por seis anos como procurador -geral do estado antes de ser eleito governador em 2022, tem sido alvo de ameaças pelo menos uma vez antes. Em novembro de 2023, a polícia prendeu um homem que, segundo eles, enviou um e -mail ameaçador a ele, de acordo com um relatório da polícia do estado da Pensilvânia. Não ficou claro no domingo se o homem foi acusado por esse incidente.
A residência do governador é um edifício de 29.000 pés quadrados no estilo da Geórgia no rio Susquehanna, que foi concluído em 1968, de acordo com o governo do estado. Seus jardins paisagísticos ocupam um quarteirão a cerca de uma milha e meia do complexo estadual do Capitólio.
O público é capaz de visitar a residência, que exibe arte e artefatos no primeiro andar.
Os recentes incidentes de violência de alto perfil direcionados a figuras políticas ajudaram a alimentar o medo e o desconforto entre os americanos, mostraram pesquisas. Antes da eleição presidencial no ano passado, cerca de quatro em cada 10 eleitores disseram que estavam extremamente ou muito preocupados com tentativas violentas de desafiar o resultado. A tentativa de assassinato contra o presidente Trump no verão passado ocorreu em Butler, Pensilvânia, pouco mais de 200 milhas a oeste de Harrisburg.
Outros incidentes graves incluíram uma trama frustrada para sequestrar o governador Gretchen Whitmer, de Michigan, em 2020, e a invasão e ataque de casa na casa de Nancy Pelosi em 2023, que feriram seriamente o marido do ex -presidente da Câmara, Paul.
Embora a política americana tenha se tornado cada vez mais acrimonioso e profundamente polarizado nos últimos anos, pesquisas mostram que a violência extremista nos Estados Unidos realmente declinou, embora alguns episódios tenham chamado atenção e alarme generalizados. Os estudiosos que estudam a questão disseram que o clima político não se tornou mais violento.
Campbell Robertson, Amanda Holpuch e Allison Beck contribuíram com os relatórios. Susan Beachy contribuiu com a pesquisa.