Centenas de vôos foram cancelados e os trens suspensos quando vendavais atingiram Pequim e o norte da China no sábado.
Às 11:30, horário local (03:30 GMT) no sábado, 838 voos foram cancelados nos dois principais aeroportos da capital, de acordo com a agência de notícias Reuters.
As rajadas de vento de 150 km / h – as mais fortes da capital chinesa por mais de meio século – devem continuar até o fim de semana, forçando o fechamento de atrações e locais históricos.
Milhões foram solicitados a ficar dentro de casa na sexta -feira, com alguns meios de comunicação estaduais alertando que as pessoas que pesam menos de 50 kg podem ser “facilmente impressionadas”.
Os serviços de trem, incluindo a linha de metrô Express do aeroporto e algumas linhas ferroviárias de alta velocidade, foram suspensas.
Os parques também foram fechados, com algumas árvores antigas reforçadas ou aparadas em preparação – mas quase 300 árvores já caíram na capital.
Vários veículos foram danificados, mas nenhum ferimento foi relatado. Em Pequim, a maioria dos moradores seguiu o conselho das autoridades para ficar dentro de casa depois que a cidade alertou 22 milhões de moradores para evitar viagens não essenciais.
“Todo mundo em Pequim estava muito nervoso com isso. Hoje quase não há pessoas nas ruas. No entanto, não foi tão severo quanto eu imaginava”, disse um morador local à Reuters.
Enquanto isso, um empresário da província de Zhejiang, perto de Xangai, teve seu voo para casa cancelado.
“Por causa dos ventos severos, todos os vôos programados para a noite passada e hoje foram cancelados. Então, provavelmente vou remarcar meu voo em alguns dias. Agora estou basicamente preso em Pequim”, disse ele.
Os ventos fortes são de um sistema de vórtice frio sobre a Mongólia e deve durar até o fim de semana.
Os ventos que trazem areia e poeira da Mongólia são rotineiros na primavera, mas as mudanças climáticas podem tornar as tempestades mais fortes e severas.
Pequim emitiu seu primeiro alerta de laranja para ventos fortes em uma década, com os ventos mais fortes que chegarem ao sábado.
A China mede a velocidade do vento em uma escala que vai de um a 17. Um vento de nível 11, de acordo com a administração meteorológica da China, pode causar “danos graves”, enquanto um vento de nível 12 traz “extrema destruição”.
Os ventos neste fim de semana devem variar do nível 11 a 13, com as condições que devem facilitar até domingo.