Casa Branca libera resultados do exame físico anual de Trump

Casa Branca libera resultados do exame físico anual de Trump
President Trump underwent cognitive and cardiology tests during a visit to Walter Reed National Military Medical Center on Friday.Credit...Tom Brenner for The New York Times

A Casa Branca divulgou no domingo Relatório de Saúde do Presidente Trump, que declara que Trump “está totalmente adequado para executar os deveres” da presidência enquanto estabelece algumas condições, como o alto colesterol, pelo qual ele foi tratado e o relatório descreve como “bem controlado”.

O relatório, escrito pelo médico do presidente, Dr. Sean P. Barbabella, que também é capitão da Marinha, diz que Trump “permanece em excelente saúde” e “exibe excelente saúde cognitiva e física”. Refere-se às “vitórias frequentes de Trump em eventos de golfe” como um exemplo de seu “estilo de vida ativo”, contribuindo para seu bem-estar físico e mental.

O relatório também observa que Trump foi tratado por colesterol alto, danos da pele de exposição ao sol frequente, alergias sazonais e diverticulose, uma condição na qual pequenas bolsas, chamadas diverticula, se formam na parede do cólon. Ele também fez uma cirurgia de catarata para os dois olhos e teve um pólipo benigno do cólon, segundo o relatório.

Trump, 78 anos, passou por testes cognitivos e de cardiologia durante uma visita ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Maryland, na sexta -feira. Ele disse a repórteres que sentiu que estava em “boa forma” e tinha um “bom coração”.

O relatório de saúde afirma que Trump passou por “um exame neurológico abrangente” que não revelou anormalidades na função cognitiva ou seu estado mental. Ele diz que ele marcou 30 dos 30 pontos para a Avaliação Cognitiva de Montreal, um teste para capacidade mental em que os sujeitos são solicitados a realizar tarefas simples, como desenhar um relógio que marca um certo tempo ou repetir frases que lhes são lidas. Uma pontuação de 25 ou menos é indicativa de comprometimento cognitivo.

Ele também estabelece resultados detalhados de testes de laboratório para o colesterol – dizendo que seus níveis de colesterol estavam dentro de uma faixa normal – e os níveis de contagem de sangue, que seu relatório de 2023 não incluiu. Não está claro se a Casa Branca tornaria o Dr. Barbabella disponível para responder a perguntas, como Trump fez com seus médicos no passado.

O relatório é a primeira contabilidade pública da saúde de Trump desde que ele voltou ao cargo em janeiro e se tornou o homem mais velho já jurado como presidente. Ele foi guardado até mesmo informações médicas básicas desde que foi baleado em uma tentativa de assassinato em julho.

Seus relatórios médicos anteriores foram recebidos com ceticismo. Um de seus médicos pessoais disse em 2018 que Trump ditou pessoalmente uma nota, divulgada pelo nome desse médico três anos antes, que descreveu a pressão arterial de Trump como “surpreendentemente excelente”. A nota dizia que Trump, então candidato presidencial, seria o “indivíduo mais saudável já eleito para a presidência”.

Também em 2018, o Dr. Ronny L. Jackson, então médico da Casa Branca, escreveu que Trump estava em “excelente” saúde cardíaca, apesar de Trump ter um alto nível de colesterol LDL de 143. (O relatório divulgado no domingo listou seu nível de LDL em 51 anos.

Em 2020, o Dr. Sean P. Conley, outro médico da Casa Branca, admitiu que havia enganado o público sobre o caso de Trump de Covid-19 em um esforço para refletir a “atitude otimista” da Casa Branca sobre a condição do presidente.

Trump, um entusiasta de fast-food, é alimentado por uma dieta pesada em sorvete, carne vermelha e refrigerante.

O presidente se referiu a si mesmo como “muito de um germafóbio” e diz que não bebe álcool ou fumaça, o que foi observado no relatório. Ele disse que dorme cerca de cinco horas por noite. Relatórios médicos o descreveram como um pé de 1,80m.

O relatório no domingo o lista a 224 libras, nove libras mais pesadas do que seus registros da prisão de Fulton County em Atlanta em 2023, quando foi acusado de tentar derrubar sua derrota nas eleições presidenciais de 2020 na Geórgia.

Os presidentes não precisam liberar seus registros médicos, mas tradicionalmente o fizeram para mostrar ao público americano que estão à altura das demandas de seu trabalho.

O antecessor de Trump, Joseph R. Biden Jr., tinha 82 anos quando deixou o cargo e foi atormentado por preocupações com sua idade durante sua tentativa de reeleição. O Sr. Biden abandonou a corrida em julho.