
A Rússia implantou munições de cluster em sua greve mortal de mísseis no domingo na cidade ucraniana de Sumy, disse o embaixador dos EUA na Ucrânia Bridget Brink em 13 de abril.
Rússia atacado O nordeste da cidade com mísseis balísticos na manhã de Palm domingo, matando pelo menos 34 pessoas, incluindo duas crianças. A greve machucou pelo menos outras 117 pessoas, incluindo 15 crianças.
Brink se juntou ao coro de autoridades internacionais que se manifestam após o ataque. Em um post em X, Brink disse que os relatórios indicam que a Rússia usou munições de cluster na greve em Sumy.
“Pon era importante chamado paz, como ele é um crediyy, munições de cluster foram usados, aumentando a devastação e os danos aos civis “, ela escreveu.
Rússia alvejou a cidade de Kryvyi Rih com um ataque de mísseis em 4 de abril, matar 20 pessoas e ferir 75 anos. As crianças estavam entre as baixas.
As munições de cluster dispersam centenas de “bombates” menores em uma ampla área após o impacto. A Rússia usou repetidamente munições de cluster durante toda a sua invasão em larga escala, particularmente em áreas civis povoadas.
Brink, que anunciou recentemente sua demissão de seu post de longa data como embaixadora, também expressou suas simpatias.
“Nossas orações estão com o povo de Sumy”, escreveu Brink.
A partida de Brink está supostamente ligada a desacordos com a abordagem do governo Trump à política na Ucrânia e na Rússia.
Enviado especial dos EUA para a Ucrânia Keith Kellogg também denunciou o ataque da Rússia a Sumydizer que direcionar civis “atravessa qualquer linha de decência”. O ataque tem sido amplamente condenado por líderes europeus, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro -ministro do Reino Unido Keir Starmer.
Trump pede que a Rússia ‘se mova se movendo’ para acabar com a guerra contra a Ucrânia
â € œ A Rússia precisa se mexer. Muitas pessoas estão morrendo, milhares por semana, em uma guerra terrível e sem sentido – uma guerra que nunca deveria ter acontecido, e não teria acontecido, se eu fosse presidente, disse o presidente dos EUA, Donald Trump.