Um homem de Maryland, que foi deportado erroneamente para El Salvador no mês passado, está “vivo e seguro” e permanece confinado em uma mega prisão, disse o Departamento de Estado dos EUA em um documento, enquanto se recusava a detalhar o que o governo dos EUA estava fazendo para trazê -lo de volta.
O presidente dos EUA Donald Trump A administração reconheceu que o homem, Kilmar Abrego Garcia, 29 está sob a autoridade do governo de El Salvador e se recusou a detalhar quais medidas foram tomadas para devolver Garcia aos Estados Unidos, mesmo depois que a juíza do distrito dos EUA, Paula Xinis, ordenou que o Departamento de Justiça forneça atualizações diárias sobre seu retorno.
O A Suprema Corte dos EUA também decidiu na quinta -feira que o Trump A administração deve trazer de volta Garcia.
Jennifer Vasquez Sura, esposa de Kilmar Abrego Garcia, de Maryland, que foi deportada por engano para El Salvador, fala durante uma entrevista coletiva no Centro Multicultural da CASA em Hyattsville. (AP Photo/Jose Luis Magana)
O juiz distrital dos EUA Xinis também emitiu uma ordem na sexta -feira exigindo que o governo dos EUA divulgue o “Localização física atual de Garcia e o status de custódia” e “que etapas, se houver, os réus tomaram (e) tomarão e quando, para facilitar” seu retorno.
Um registro de Michael G. Kozak, funcionário sênior do Departamento de Estado dos EUA, disse: “É meu entendimento com base nos relatórios oficiais de nossa embaixada em San Salvador que Abrego Garcia está atualmente realizado no Centro de Confinamento de Terrorismo em El Salvador”. AP relatado.
A submissão de Kozak no Tribunal Distrital de Columbia acrescentou ainda: “Ele está vivo e seguro nessa instalação. Ele é detido de acordo com a autoridade doméstica soberana de El Salvador”.
Um relatório de APcitando documentos judiciais declarados, que Garcia vive na América há cerca de 14 anos, trabalhou em construção, se casou e estava criando três filhos com deficiência.