Concurso seleciona filarmônicas para desfile do Dois de Julho em Salvador

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) abriu, na terça-feira (8), o concurso para a seleção de bandas filarmônicas para apresentação artístico-cultural durante o tradicional desfile cívico do Dois de Julho. A Independência da Bahia completa 202 anos em 2025. As inscrições acontecem até 7 de maio, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Funceb.

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), o concurso busca valorizar a importância das filarmônicas na história musical baiana, selecionando dez bandas de diferentes municípios, com até 41 integrantes cada. Os vencedores vão compor o desfile que percorre, pela manhã, o trajeto do Largo da Lapinha até o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador.

Seleção técnica e premiação cultural
A escolha das bandas será feita por uma comissão de especialistas com ampla atuação no setor musical. A banca avaliadora será composta por um representante da Funceb, um da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e outro da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os principais critérios para a escolha das filarmônicas estão a diversidade e a qualidade técnica das propostas.

Os grupos selecionados receberão um cachê no valor de R$ 12 mil, além de auxílio-transporte destinado ao deslocamento até a capital baiana. O resultado preliminar da seleção será divulgado até 13 de maio no Diário Oficial do Estado e no site da Funceb.

Qualquer dúvida ou pedido de informação complementar será esclarecido pela Funceb, por meio do e-mail institucional.

Informações sobre inscrições:

Inscrições: 8 de abril a 7 de maio de 2025
Onde: Site da Funceb
Quanto: Gratuito
Lula pretende transformar 2 de Julho em uma segunda data da Independência do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em julho do ano passado, que pretende transformar o feriado de 2 de Julho em uma segunda data oficial da Independência do Brasil. A declaração foi feita durante o lançamento da pedra fundamental do projeto Orion, em Campinas (SP), poucos dias depois de o presidente ter participado, em Salvador, do desfile cívico em celebração à data.

Segundo Lula, a verdadeira conquista da independência ocorreu em 1823, quando os portugueses foram definitivamente expulsos do Brasil após batalhas lideradas pelo povo baiano. O presidente afirmou que o processo de emancipação não se limitou ao grito de 7 de setembro, mas foi consolidado com luta e resistência, especialmente na Bahia, onde a população, incluindo diversas lideranças femininas, teve papel decisivo na expulsão das tropas portuguesas.

Durante o discurso, o presidente destacou a importância de valorizar a história nacional e ressaltou o protagonismo das mulheres nas lutas travadas na Bahia. “Ali houve luta e houve mulheres heroínas. Muitas mulheres que lutaram para garantir a independência”, disse o petista, ao se referir ao 2 de Julho como a data que marcou o fim da presença colonial portuguesa em Salvador.

No ano passado, Lula participou pela terceira vez das comemorações do 2 de Julho na capital baiana, acompanhando o tradicional desfile popular pelas ruas da cidade.

Durante a cerimônia cívico-militar realizada no bairro do Comércio, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que Lula ainda analisa a possibilidade de instalar o governo brasileiro na Bahia todos os dias 2 de Julho. “Algo próximo ao que fazemos com Cachoeira, o estado desce para a cidade com secretários e deputados. O Lula hoje expressou esse desejo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui